Posso utilizar gelo em minha garrafa térmica?



É necessário escaldar a garrafa antes de colocar café ou chá quente?

Sim. Recomendamos este procedimento, pois com isso a temperatura interna da garrafa térmica se estabilizará e o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica.

É necessário utilizar a capacidade total da garrafa?

Sim, utilizando a garrafa térmica em sua capacidade total o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica.

O que é Ampola?

Ampola é a parte interna das garrafas térmicas, podendo ser de vidro ou de aço inox, que tem por sua finalidade não deixar que ocorra troca de calor entre o líquido que está dentro da garrafa e o meio ambiente.

Qual o tempo de conservação para as garrafas com ampolas de aço inox?

As garrafas com ampola de aço inox possuem o mesmo período de conservação de uma garrafa com ampola de vidro, ou seja, independente das mesmas serem feitas de materiais diferentes, seu período de conservação é de até 04 horas.

Posso utilizar a mesma garrafa para líquidos quentes ou gelados?

6) Posso utilizar a mesma garrafa para líquidos quentes ou gelados? Sim, desde que antes de sua utilização seja feita a estabilização da temperatura interna da garrafa térmica, conforme o líquido a ser conservado. Exemplo:
Bebidas Quentes - Aquecer previamente a interna de sua garrafa com água quente (não fervente) por alguns minutos antes de utilizá-la.
Bebidas Frias - Esfriar previamente a interna de sua garrafa com água fria alguns minutos antes de utilizá-la (não ponha pedras de gelo dentro da garrafa). Consulte nosso MANUAL DE CONSERVAÇÃO

Posso usar leite na garrafa térmica?

Não é aconselhável, pois este alimento é gorduroso e perecível, logo não deve permanecer por um longo tempo fora da refrigeração. Na utilização do mesmo, é recomendável fazer a limpeza correta:
- Lavar o produto com detergente neutro;
- Após a lavagem, encher o produto com água morna e 02 (duas) colheres de bicarbonato de sódio, deixando em repouso por no mínimo 2 horas e em seguida enxaguar com água morna;
- Deixar a garrafa térmica aberta, para evitar eventuais odores decorrentes da utilização do leite;
- Evitar o uso prolongado do leite no produto, pois o mesmo fora de refrigeração, poderá ocorrer à perda do alimento;
- Não colocar o leite imediatamente após sua fervura, pois tal procedimento propiciaria a implosão da ampola por choque térmico.

Posso utilizar bebida gaseificada (refrigerante, cerveja ou água) na minha garrafa térmica?

Não, porque propiciaria eventuais vazamentos externos e, no caso de garrafa que utiliza ampola de vidro, existiria a possibilidade da explosão da ampola, devido ao aumento da pressão interna provocado pela liberação destes gases.

Como devo proceder na higienização de minha garrafa térmica?

- Esperar o produto encontrar-se na temperatura ambiente;
- Quando utilizado líquido quente: lavar com detergente neutro e enxaguar com água morna em abundância;
- Quando utilizado líquido frio: lavar com detergente neutro e enxaguar com água em temperatura ambiente;
- Em caso de resíduos resistentes: lavar com detergente neutro e enxaguar com água morna em abundância, após a lavagem, encher o produto com água morna e 02 (duas) colheres de bicarbonato de sódio, deixando em repouso por no mínimo 2 horas e em seguida enxaguar com água morna.


O que devo fazer para retirar os resíduos que ficam impregnados nas paredes internas de minha garrafa térmica?

Fazer uma mistura, para toda a capacidade volumétrica da garrafa térmica, de água quente e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixar repousar por algumas horas e a seguir enxaguar com água morna para a remoção total destes resíduos impregnados. A seguir, secar com pano macio, deixando a garrafa aberta quando não estiver em uso

Posso usar água sanitária na limpeza dos produtos?

Não. A utilização de água sanitária implica diretamente na qualidade do material plástico e anéis de vedação. Recomendamos a utilização de detergente neutro com pano macio e posteriormente enxágüe com água morna. Nos casos de limpeza profunda, utilizar bicarbonato de sódio com água morna.

Posso lavar minha garrafa diretamente no jato d’água ou torneira?

Depende. Antes da lavagem do produto o mesmo deverá encontrar-se em temperatura ambiente e seguir o procedimento de limpeza conforme MANUAL DE CONSERVAÇÃO do produto. Jatos d’água com pressão podem ocasionar a quebra da ampola térmica. Recomendamos que o produto seja lavado com água morna em abundância e com baixa pressão.

Posso utilizar aquecedor elétrico dentro de meu produto?

Não. O uso do aquecedor poderá ocasionar a implosão (quebra) do vidro térmico e desgaste nas ampolas de aço inox. Utilize o produto com o líquido já na temperatura desejada.

Posso retirar a borracha que tem na rolha da garrafa?

Não. A finalidade da borracha é garantir a estanquidade do produto. Existem alguns de nossos modelos de garrafas que acompanham esta borracha de vedação e a mesma não deve ser removida, pois poderá ocorrer vazamento do líquido.

É necessário colocar minha garrafa térmica ou botijão na geladeira para melhor conservação do líquido frio?

Não. Estes produtos não são adequados para serem levados a geladeira, pois poderá ocorrer dano no corpo da garrafa e do vidro térmico. A melhor conservação para líquidos quentes ou frios é a escaldação do produto antes de utilizá-lo.

Posso deixar as caixas térmicas e os botijões expostos ao sol?

Não. A exposição dos produtos isotérmicos ao sol acarreta problemas como: má conservação térmica e a descoloração externa do produto.

Posso transportar minha garrafa térmica?

Depende. Somente garrafas de rolhas podem ser transportadas. Garrafas de pressão ou com algum tipo de sistema de gatilho NÃO devem ser transportadas com líquido quente ou frio, pois poderá ocorrer risco de escoamento causando acidentes. Em caso de transporte do produto em veículos, recomendamos que o produto seja colocado em superfície plana e em posição vertical, assegurando-se que o mesmo encontra-se preso ao local. O deslocamento do produto poderá ocasionar acidentes. Garrafas térmicas são produtos de mesa, devendo sempre estar em posição vertical.

Posso beber diretamente da garrafa?

Não. Este procedimento pode causar acidentes.

Como funciona uma Garrafa Térmica?

O elemento principal de uma garrafa térmica é uma ampola de vidro de parede dupla, com o espaço entre as paredes evacuado. A ampola de vidro é frágil, e por isso ela é envolvida por um invólucro externo de plástico ou metal. Na maioria das garrafas, a ampola pode ser removida. Além do vácuo entre as paredes, é comum que o vidro da ampola seja prateado (como um espelho) para reduzir a radiação infravermelha. A combinação do vácuo e do prateamento reduz significativamente a transferência de calor por convecção, condução e radiação.
Então, por que líquidos quentes numa garrafa ainda assim resfriam? Por que não existem isolantes perfeitos. Sempre há alguma perda de calor através da tampa, por melhor que seja o isolante térmico utilizado. Além disso, o próprio vidro transfere um pouco de calor por condução na parte superior da ampola, onde as duas paredes se encontram. Por isso, assim que colocamos o líquido quente no interior da garrafa, ele vai se esfriando, embora muito lentamente.

Porque a âmpola possui três manchas pretas dentro da ampola de vidro? É um defeito de fabricação?

Não. Na verdade, os 3 pontos que aparecem dentro das ampolas não são defeitos, mas sim SEPARADORES. Estes separadores estão entre as duas camadas da ampola e não em contato com o líquido - como pode parecer. Não há nenhum contato destes pontos com a parte interna.No processo de fabricação da ampola, são colocados estes SEPARADORES para que as paredes de vidro não grudem uma na outra enquanto ainda estão quentes.



Envie-nos sua dúvida caso não tenha encontrado uma resposta na lista acima.Teremos um enorme prazer em respondê-la!